sábado, 29 de agosto de 2009

:: Show Your Helping Hand ::

Olá pessoas, depois de muito tempo ká estoy yo novamente! hihi!! Hoje o papo vai ser uma coisa mais seria, do que desilusões amorosas HIHIHIH!!!!
Hoje estou aqui para falar sobre dois projetos, o Primeiro é o da minha cidade, Joinville, estou falando do IVC - Instituto Viva o Cachoeira.

Um pouco sobre o IVC.

Os Objetivos da IVC: Defender, preservar e recuperar o meio ambiente e promover o desenvolvimento sustentável, o voluntariado e o associativismo. Fomentar a mobilidade urbana e intermunicipal da região com meios alternativos ambientalmente mais sustentáveis. Apoiar e disseminar políticas públicas e privadas que recuperem ou protejam os ecossistemas da região. Produzir e viabilizar, com recursos públicos e ou privados, nacionais e internacionais, projetos e ações de conscientização e educação cultural e sócio-ambiental. Incentivar e apoiar políticas de governos que beneficiem os diversos ecossistemas da região Intermediar e estimular a parceria, o diálogo regional e a solidariedade entre os diferentes segmentos sociais, participando junto a outras entidades de atividades que visem interesses comuns. Promover estratégias de fortalecimento das garantias jurídicas, defesa dos direitos e da diversidade cultural e sócio-ambiental Estimular o aperfeiçoamento de legislação que instrumentalize a consecução dos presentes objetivos e finalidades. Apoiar pesquisas, estudos desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações e conhecimentos técnicos e científicos

E Outra ONG que eu gostaria de falar também é sobre a AARC - Assossiação Amigos do Rio Camboriú.
:: Um Pouco mais sobre o AARC ::

Situada na cidade de Balneário Camoboriú, e que fora fundada para proteger o rio Camboriú. Para quem não conhece, abaixo estão alguns fatos sobre o Rio Camboriú.

O rio camboriú tem importância estratégica para o desenvolvimento dos municípios de camboriú e balneário camboriú, situados no litoral centro-norte do estado de santa Catarina. É nele que se localiza o principal sistema de captação e instalação para tratamento de água que abastece estas cidades. Este fato imprime elevada importância a este rio, requerendo, em função da qualidade e disponibilidade do manancial de água, estudos e administração adequada dos recursos ali existentes.

Problemas

O rio Camboriú vem sofrendo grandes problemas nas ultimas décadas devido exploração não controlada do homem dos recursos naturais, tais como a madeira; o granito, que é retirado nas encostas de morros da bacia do rio Camboriú, causando erosões; a agricultura, que na produção de arroz, represa indevidamente a água e despeja grande quantidade de agrotóxicos na água. Outro problema que ameaça a rio Camboriú é falta de tratamento de esgoto na Cidade de Camboriú aonde o rio tem o seu maior percurso. Além do que, uma parte do rio e a sua foz estão na cidade de Balneário de Camboriú, aonde o homem extraiu quase toda a camada protetora as margens do rio, destruindo o ecossistema ali presente.

Soluções

A busca de transformações da realidade social e ambiental que existe ao longo do rio Camboriú exige investimento no ser humano, na educação, na construção de alternativas para a utilização dos recursos, na mudança de hábitos e costumes e adequação de objetivos de desenvolvimento ao equilíbrio ambiental. A conscientização da sociedade é fundamental, fazendo com que todos os interesses existentes sejam um único, a conservação da água, pois ela é responsável pela nossa existência. é isso mesmoo que estamos procurando

=========
BOm Gente pra acabaar, digo que eu entrei nessa luta pra ajudar o Rio Cachoeira, faça voce a sua parte Ajude!!!
Para mais informações acesse: http://www.institutocachoeira.org.br/index.html.
O AARC ainda não tem website, mais assim que forem criados disponibilizo a todos! Um forte abraço a todos e até a próxima!!!!!

Nenhum comentário: